24/02/2012
Novo Termogênico Nacional
10/02/2012
Suplementação de Beta-alanina
Sabe aquela sensação de “formigamento” que alguns pré-treinos causam? Pois então, deve-se a um aminoácido específico chamado beta-alanina. Ele é o responsável pela manutenção nos níveis de força por mais tempo durante atividade física intensa. Esse aminoácido é bastante indicado para pessoas que treinam há algum tempo e estagnaram seus ganhos.
Como muitas pessoas sabem, o “vilão” que provoca a fadiga muscular não é o lactato em si, mas os íons hidrogênio que acidificam o meio, baixam o Ph e induz o músculo à fadiga. A beta-alanina é um aminoácido não essencial e é convertida em carnosina no organismo, que por sua vez atua inibindo a queda de pH provocada pelos íons hidrogênio durante atividades físicas intensas, diminuindo a fadiga muscular.
No estudo de Kern & Robinson (2011), lutadores que suplementaram com beta alanina (8 semanas) aumentaram 1,1 Lb (libras) em sua massa muscular, enquanto o grupo placebo perdeu 0,98 Lb. Os jogadores de futebol aumentaram 1,1 Lb no grupo placebo e 2,1 Lb no grupo suplementado. Além do grupo suplementado ter melhorado a performance em tiros de 300 m em 1,1 segundo.Mas vamos ao que a literatura tem a dizer sobre a suplementação.
No estudo de Hoffman (2008), foi observado um aumento no volume total nas sessões de treinamento de força, além de uma menor sensação subjetiva de esforço no grupo suplementado durante 30 dias.
Com isso, observa-se que a suplementação de beta-alanina pode ser uma boa opção para quem deseja ter maior disposição para treinar e não gosta/tolera suplementos que estimulam o SNC, como cafeína. Além de disposição, proporcionará maior resistência durante os treinos.
Bons Treinos!
Kern BD, Robinson TL. Effects of β-alanine supplementation on performance and body composition in collegiate wrestlers and football players. J Strength Cond Res. 2011 Jul;25(7):1804-15.
Hoffman JR, Ratamess NA, Faigenbaum AD, Ross R, Kang J, Stout JR, Wise JA. Short-duration beta-alanine supplementation increases training volume and reduces subjective feelings of fatigue in college football players. Nutr Res. 2008 Jan;28(1):31-5.