06/12/2013

Capsicum - aliada na perda de gordura






Vamos falar sobre um dos ingredientes que mais gosto de um dos produtos maxximum, a capsicum. A Capsicum é um tipo de pimenta vermelha, não pungente (ou seja, não arde) e utilizada como coadjuvante no processo de emagrecimento.
Alguns estudos na literatura científica se mostram bem interessantes. Em 1998, Hoeger e cols combinaram apenas ingredientes naturais, como capsicum, inulina e picolinato de cromo em pessoas que realizavam dieta e exercício. Durante 4 semanas de tratamento, o grupo suplementado apresentou maior perda de gordura e manutenção da massa magra em relação ao grupo placebo.
Em 2007, Belza e cols administraram uma mistura de cafeína, capsicum e tirosina em indivíduos com sobrepeso sob dieta de restrição calórica. Durante 8 semanas, a perda de peso foi superior 1 Kg em relação ao grupo placebo, além dos autores terem verificado um aumento na termogênese durante 4 horas após a suplementação. Nesse estudo, acho que seria interessante terem verificado a composição corporal, não somente o peso, afim de verificar melhor as mudanças na relação peso de gordura, peso magro.
Vale ressaltar que a cafeína e a capsicum parecem trabalhar em sinergia no processo de emagrecimento, como visto no estudo anterior. Outro componente de nossos termogênicos, os MCT-1 ou ácidos graxos de cadeia média parecem não apenas trabalharem de forma sinérgica, mas potencializarem os efeitos da capsicum. Em 2013, Clegg e cols analisaram o efeito da pimenta sozinha ou acompanhada dos MCTs e óleo de girassol no efeito térmico da refeição. A amostra fazia o desjejum de manhã e verificaram a influência desses componentes no efeito térmico da alimentação. A termogênese aumentou 10% no grupo que usou a capsicum sozinha ou combinada com o óleo de girassol e 10,7% no grupo capsicum e MCT. Além disso, tanto no óleo de girassol quanto nos MCTs combinados com a capsicum, houve uma maior oxidação de gorduras.
Mas agora você pode estar se perguntando, “não há estudo com a capsicum sozinha, sem nenhum outro componente?”. Sim, em 2009, Snitker e colaboradores avaliaram o efeito da pimenta e observaram que ela provocou uma maior perda de peso, gordura abdominal e uma maior taxa de oxidação de gordura.
Em todos os estudos, o uso da capsicum foi bem tolerado, sem efeitos colaterais ou desconforto gastrointestinal. O que, de fato, torna a pimenta num bom aliado com segurança no processo de emagrecimento.

Veja a lista de produtos maxximum, clicando no link:

Referências
Belza A, Frandsen E, Kondrup J. Body fat loss achieved by stimulation of thermogenesis by a combination of bioactive food ingredients: a placebo-controlled, double-blind 8-week intervention in obese subjects. Int J Obes (Lond). 2007 Jan;31(1):121-30. Epub 2006 Apr 25.

Clegg ME, Golsorkhi M, Henry CJ. Combined medium-chain triglyceride and chilli feeding increases diet-induced thermogenesis in normal-weight humans. Eur J Nutr. 2013 Sep;52(6):1579-85. doi: 10.1007/s00394-012-0463-9. Epub 2012 Nov 20.

Hoeger WW, Harris C, Long EM, Hopkins DR. Four-week supplementation with a natural dietary compound produces favorable changes in body composition. Adv Ther. 1998 Sep-Oct;15(5):305-14.

Snitker S, Fujishima Y, Shen H, Ott S, Pi-Sunyer X, Furuhata Y, Sato H, Takahashi M. Effects of novel capsinoid treatment on fatness and energy metabolism in humans: possible pharmacogenetic implications. Am J Clin Nutr. 2009 Jan;89(1):45-50. Epub 2008 Dec 3.

0 comentários:

Postar um comentário