16/05/2013

Termogênicos e Pré-treinos: você sabe a diferença?



Mais uma contribuição do Dr. Luciano de Castro, médico nutrólogo, para nosso blog.


E também vocês entenderão porque, pessoalmente, prefiro os termogênicos que atuam mais de fato na termogênese e os pré-treinos com muita beta-alanina (para mais resistência) do que aqueles mais estimulantes.
Boa leitura!


Todo mundo que frequenta academia já ouviu falar desses produtos. Mas vejo que muita gente tem dificuldade em entender o que tem nas mãos.

O que é um termogênico?
Boa parte das calorias que gastamos todos os dias para sobreviver são usadas para nos manter aquecidos, já que a nossa temperatura corporal é mais alta do que do meio ambiente que nos cerca. Um termogênico é uma substância que aumenta a geração de calor, e com isso contribui para que o nosso corpo gaste mais energia. Se você faz uma dieta controlada, está aí uma oportunidade para promover perda de gordura e peso.
Entre os mais importantes estão as metilxantinas, sendo o exemplo clássico a cafeína. 
Essas substâncias são estimulantes do sistema nervoso central, deixando a pessoa com mais energia e disposição para as atividades do dia a dia. Um bom termogênico vai aumentar o seu gasto energético ao longo do dia, devendo portanto ser tomado logo pela manhã, no máximo até o almoço.
A maioria dos termogênicos - quando utilizados na dosagem correta, são seguros para não lhe causar efeitos colaterais, prinicipalmente no que se refere ao sono.

O que é um pré-treino ?
Sabendo do desejo das pessoas em obter um corpo com mais massa muscular e menos gordura, a indústria não ficou atrás, e desenvolveu nos últimos anos uma classe de suplementos que vem se tornando febre nas academias: os produtos destinados ao consumo no momento anterior ao treino. Esses suplementos são focados para aquele pessoal que deseja mais força e rendimento durante os treinos.
Eles chegaram com a promessa de lhe dar mais força e te deixar mais ligado na hora que você mais precisa. Geralmente eles são compostos por diversas substâncias termogênicas, associadas a outras para aumentar a força, o tempo de recuperação muscular, a vascularização... substâncias como arginina, cafeína, beta-alanina, ornitina, taurina, creatina, dimethylamylamina, ácido nicotínico, extrato de guaraná, sinefrina e muitas outras.
Cada fabricante associa o que quer e quanto quer em suas formulações, tudo com a intenção de promover uma energia extra a quem usa. Via de regra a concentração de substâncias com efeitos estimulantes é bem elevada, desconsiderando que os consumidores podem ser muito diferentes uns dos outros. E para piorar a coisa, como nosso organismo tem a capacidade de se adaptar ao efeito dos estimulantes, é muito comum no consultório eu ouvir de pacientes que estão acostumados a utilizar três, quatro, cinco vezes a dosagem recomendada no rótulo pelo fabricante.
Para algumas pessoas essa verdadeira “bomba estimulante” passa desapercebida de efeitos colaterais e cumpre suas promessas. Para outras eles podem causar dor de cabeça, agitação, tremores, sudorese intensa, dificuldade para dormir e uma série de distúrbios psíquicos. Tudo isso depende das substâncias usadas e das suas dosagens, mas também depende muito da predisposição individual de cada pessoa.

Portanto, os pré-treinos que eu conheço contém termogênicos em suas fórmulas. Mas nem todos os termogênicos precisam ser usados como pré-treino, nem tão pouco nas dosagens e combinações que se vê por aí.

Por isso, conheça seu organismo, saiba qual o melhor horário para consumir e qual pré-treino é seguro para não lhe causar efeitos colaterais. Se isso acontecer, troque o horário de administração, a dosagem ou a substância em si, mas NÃO tente compensar o efeito desses produtos com outros medicamentos. Isso pode virar uma bola de neve. Excesso de estimulantes pode causar não só dependência, mas também vários outros efeitos colaterais.

Compreende porque o acompanhamento médico pode ser decisivo ?? Consulte seu médico para informações personalizadas. E não aceite tomar nada indicado por gente despreparada.

Para saber mais sobre o trabalho do Dr. Luciano de Castro, acesse e curta: www.facebook.com/drlucianodecastro

0 comentários:

Postar um comentário