04/10/2013

Uma visão sobre os termogênicos

O verão está chegando e nessa época o carro chefe dos suplementos são os termogênicos. E a grande maioria procura as marcas conhecidas no Brasil ou porque alguém usou e obteve bons resultados.

Porém, as pessoas procuram justamente aqueles que não possuem registro na ANVISA e têm venda proibida no Brasil. A justificativa é porque “esses são os bons”. Será?
Óbvio que pagar o preço de um termogênico importado por um frasco que contém apenas cafeína é um ABSURDO. Justamente pensando que as pessoas que optam por esse produto gostam de ficar com níveis altos de adrenalina e a cafeína pode ser usada no Brasil, alguns laboratórios utilizam essa substância até os níveis permitidos. E, realmente, 400 mg de cafeína pura resulta numa excitação semelhante a uma sinefrina (que é utilizada em dose bem menor) de alguns importados. Mas, enfim, o motivo da ANVISA não permitir seria assunto para outro post...
A minha crítica reside também no fato de que as pessoas no Brasil ainda não possuem a noção da palavra termogênico. Ela é relacionada com termogênese, um dos mecanismos que faz nosso corpo gastar mais calorias durante o dia. Ou seja, um termogênico precisa, para ser bom, aumentar a termogênese. Óbvio que aquele aumento de disposição para realizar o exercício é ótimo, mas isso não deve ser a prioridade do produto.
E a quanto a pergunta que muitos fazem: funciona? Os de boa qualidade funcionam sim. Mas atenção, eles não fazem milagres, apenas dão uma ajuda e desde emagrecer 5 quilos, por exemplo, emagreceria 7. Além de contribuir para queimar aquelas gordurinhas em algumas regiões mais complicadas. Ou seja, de qualquer forma dieta e exercício físico são as bases num programa de emagrecimento. O termogênico sozinho não dará conta se a pessoa for sedentária e não ter uma alimentação visando a perda de gordura.

No Brasil temos termogênicos semelhantes a importados de excelente qualidade. Acreditem, usei vários deles. Os mais recentes que possuem registro na ANVISA são o Dyma-Burn e o Jet Fuel.
Outros que possuem registro e são importados: Lipo6 e Redline (versões normais).



0 comentários:

Postar um comentário