26/10/2011

Whey promove maior perda de gordura quando comparada à proteína de soja


Um recente estudo, do Journal of Nutrition publicado em Fevereiro, demonstrou que o consumo de Proteína do soro do leite (Whey protein) promove maior perda de gordura quando comparada à proteína de soja. O grupo que consumiu whey protein (em torno de 56 gr/dia) apresentou maior diminuição na gordura corporal e da circunferência abdominal.
Os autores justificam essa diferença pelo fato do whey diminuir a secreção de grelina, um hormônio ligado ao apetite; maior liberação de hormônios da tireóide, comum em dietas com maior concentração de proteína em relação a carboidratos; além da maior concentração de leucina na proteína do soro do leite, responsável por aumentos na síntese protéica, manutenção da massa magra e, consequentemente, do metabolismo.
Eu sempre afirmei que o whey protein não é uma simples proteína. Desde quando comecei a pesquisar sobre ela, digo que ainda muitos outros benefícios correlacionados a sua ingestão vão ser demonstrados. Tanto que, há anos, é o suplemento “básico” para quem deseja tanto aumentar massa muscular como perder gordura. O interessante também são os efeitos que se tem pesquisado de um aminoácido específico, a Leucina. Na prática, tanto em clientes da loja, quanto em alunos particulares, temos obtido resultados muito interessantes na perda de gordura e no ganho de massa muscular. Clientes e alunos com objetivo de emagrecer apresentam um bom aumento de massa magra simultaneamente (algo que não é tão simples assim). Claro que não se pode deixar de lado a dieta e a dedicação ao treinamento.

Bons Treinos!

David J. Baer, Kim S. Stote, David R. Paul, G. Keith Harris, William V. Rumpler, and Beverly A. ClevidenceWhey Protein but Not Soy Protein Supplementation Alters Body Weight and Composition in Free-Living Overweight and Obese AdultsJ. Nutr. 141: 1489–1494, 2011

0 comentários:

Postar um comentário