20/07/2011

Entendendo os pré-treinos - Parte 01 - O Efeito estimulante

.

Os pré-treinos ou pre-workouts tornaram-se uma febre há algum tempo nos EUA e, mais recentemente, no Brasil. Diversos meios de comunicação ditos sérios e que deveriam passar uma informação imparcial, passam apenas preconceitos e visões distorcidas de quem nunca pisou numa academia, de quem não leva o treinamento a sério ou não coragem e determinação para isso.

Basicamente, um pré-treino vai proporcionar maior vasodiltação e “inchaço” agudo da musculatura (que ocorre normalmente após o treino, porém em maior magnitude – mulheres, não se apavorem que vocês não irão parecer culturistas com um simples pré-treino), assim como melhoras no foco e disposição. Além de já fornecerem nutrientes para recuperação muscular e diminuição do catabolismo (visto que o estímulo do Sistema Nervoso Simpático provocado por alguns estimulantes pode aumentar o catabolismo protéico, alguns já tentam remediar esse efeito). Outros adicionam itens interessantes, como ervas estimuladoras naturais da produção de testosterona (caso do Bullnox – Betancourt Nutrition – e Ravage – GNC).

Um ou outro pré-treino se diferencia de acordo com o seu foco... Alguns proporcionam excelente vasodilatação, outros potencializam o “inchaço”, outros o foco e a disposição.

Por exemplo, o Jack3d (leia-se, em inglês Jacked) é um dos mais polêmicos e um dos que mais prometem disposição e foco do mercado. Para quem termina o dia muito cansado e não tem disposição para treinar, é uma boa indicação. Porém, em termos de hipertrofia muscular, não é seu forte, porque justamente ele tenta compensar os nutrientes que não têm proporcionando muita disposição para aumentar a intensidade do treino. Seria interessante combiná-lo com um bom BCAA ou produtos que possuem excelentes combinações de BCAAs e glutamina, como o Xtend (Scivation) ou o Pwer Shock (VPX). A imprensa assusta as pessoas sobre o estímulo do Jack3d? Sim, mas alguém já faleceu por causa de um Jack3d? Lamento, mas então a venda de alguns chás fortes deveria também ser controlada, sendo o efeito estimulante de umas 4 ou 5 inocentes xícaras bem semelhante a uma dose do Jack3d. Porque não controlam também a venda de cigarros, carnes gordurosas, açúcares refinados? Esses sim, grandes causadores de colesterol alto, diabetes, Síndrome Metabólica e, consequentemente, muitas mortes por aí.

A minha observação aqui vale nos efeitos que algumas substâncias que excitam demais o Sistema Nervoso Simpático podem causar na massa muscular, caso você seja exposto por muito tempo a elas. Pode diminuir o percentual de gordura, claro; mas ao custo de massa magra (essa que mantém o metabolismo mais elevado, que mantém sua qualidade de vida e força muscular com o passar dos anos, além de uma aparência mais jovial, claro). Por isso meu conselho é alternar com outros pré-treinos que podem proporcionar mais foco e resistência, mas sem afetar tanto o estado de alerta.

Por exemplo, Power Shock (VPX) proporciona boa dose de nutrientes e bastante resistência, sem excitação. Os ingredientes queimadores de gordura do Hemorush (Nutrabolics) também são dos menos catabólicos (excelente produto para perda de gordura e ganho de massa muscular). Além do Assault (Muscle Pharm), grande sucesso nos EUA, possui estimulantes dos menos catabólicos.

E é justamente nessa parte mais polêmica que iniciaremos essa série de posts “Entendendo os pré-treinos”.

Um dos estimulantes mais utilizados são as metilxantinas (cafeína, por exemplo), estimulantes do Sistema Nervoso Central, aumentam concentração e energia. Estimulam a produção de neurotrasmissores (como a adrenalina), que transmite sinais entre as células nervosas do cérebro.

Taurina: essa age de maneira diferente, não aumentando a secreção de neutrotransmissores, mas sim melhora a transmissão dos sinais nervosos, amplificando a atividade neuromuscular.

L-Tirosina: é um aminoácido não-essencial que também atua de outra forma, na reconstituição das catecolaminas (norepinefrina, epinefrina, adrenalina, noradrenalina, dopamina etc.), atuando sinergicamente à cafeína. Melhora agilidade, concentração e também atua na “queima” de gordura e diminuição do apetite, estimulando de maneira natural os hormônios da tireóide.

L-Fenilalanina: é um aminoácido que se converte em norepinefrina e dopamina, estimulando também a concentração e agilidade.

Yohimbina: erva que é um antagonista (inibe a ação) dos receptores alfa (que, no tecido adiposo, bloqueia a ação da adrenalina nos receptores beta; ou seja, impedem a mobilização de gordura). Por isso também é utilizada em termogênicos, pois é um dos “emagrecedores” que possui maior comprovação científica (veja texto sobre esse fármaco). A Yohimbina age melhorando a ação das catecolaminas nas células nervosas, além de ser um excelente vasodilatador, agindo sinergicamente com a arginina nesse sentido.

A tão falada 1,3 Dimetilamilamina, utilizada no Jack3d, Hemorage Black Ultra Concentrate, é também conhecida como Geranamina, Metilhexaneamina ou DMAA, é um estimulante do sistema nervoso central com efeitos bem fracos quando comparada a efedrina ou outras anfetaminas, sendo mais similar à ação da adrenalina. Aumenta energia e, mais precisamente, o foco e estado de alerta. Isso talvez faça as pessoas confundirem esse sintoma com palpitações, devido à ansiedade que pode causar. A 1,3 Dimetilamilamina possui efeito moderado sobre a freqüência cardíaca de repouso. Obviamente que um hipertenso descompensado, pessoas com angina, devem escolher pré-treinos com menos estimulantes (questão de bom senso; assim como uma pessoa com colesterol elevado deve evitar carnes e queijos gordurosos).

Outros pré-treinos possuem alguns tipos de ácidos graxos benéficos à saúde que, combinados com outros nutrientes, auxiliam na queima/diminuição da síntese de gordura (Triglicerídeos de Cadeia Média, por exemplo).

Exemplos de pré-treinos com boa estimulação:

Jack3d (USP Labs), 1MR (BPI), Anarchy (VPX), Hemorage Ultraconcentrate (Nutrex), que são os mais “básicos”.

Hemorush (Nutrabolics), Morph Mega drive (ISatori), Muscle Marinade (Purus Labs), NO Shotgun (VPX) são mais completos.

0 comentários:

Postar um comentário