17/05/2011

Reportagem na Zero Hora sobre Bcaa´s


Saiba o que são os poderosos BCAA'S, aminoácidos que fornecem energia aos músculos

A suplementação desses aminoácidos pode apresentar efeitos anabólicos no metabolismo

Em inglês, a sigla significa Branched Chain Amino Acids. Em alta quando o assunto é nutrição, os BCAA's também são conhecidos como aminoácidos de cadeia ramificada, composto por três aminoácidos essenciais — leucina, isoleucina e valina. Por não serem produzidos em nosso organismo, precisamos obtê-los pela alimentação: carnes em geral, ovos, leite e seus derivados são ricos na substância, assim como os suplementos. A proteína isolada do soro do leite, a famosa whey protein, é uma das fontes mais ricas.

Segundo a nutricionista da rede Mundo Verde, Thais Souza, aproximadamente 17% dos BCAA's são encontrados nas proteínas dos músculos, para os quais esses aminoácidos fornecem até 16% de energia.

Estudos apontam que a suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada em praticantes de atividades físicas geram estímulo da síntese proteica, retardo da ocorrência de fadiga, aumento do rendimento esportivo, preservação dos estoques de glicogênio muscular e aumento dos níveis plasmáticos de glutamina.

A suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada, em especial, a leucina, pode apresentar efeitos anabólicos no metabolismo, aumentando significativamente a taxa de síntese, diminuindo a taxa de degradação de proteína na musculatura em repouso e, consequentemente, reduzindo a possibilidade de lesão muscular pós-exercício.

Acredita-se também que a suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada pode reduzir a formação da serotonina, melhorando o desempenho esportivo e retardando a fadiga.

Durante exercícios de intensidade moderada a alta e de longa duração, situação na qual há maior gasto energético, é sabido que, mesmo não sendo a principal fonte para o processo de contração muscular, os aminoácidos atuam como tal durante o estresse metabólico. Para suprir a demanda, o corpo os busca no tecido muscular, criando uma situação de catabolismo, conforme explica Thais:

— Ao suplementar BCAA's, há uma tentativa de suprimir essa demanda, podendo acelerar o processo de recuperação da musculatura. Eles podem ser utilizados para recuperação mais rápida e eficiente entre treinos e competições seguidas — afirma a nutricionista.

CADERNO VIDA ZH

0 comentários:

Postar um comentário