09/02/2011

Suplementação de Whey Protein: o momento da ingesta tem influência?



Olá, pessoal!
Aqui está um texto de um profissional que considero super competente, Rafael Cechet. Não vou postar o texto na íntegra, mas o link para contribuir para o número de acessos à pagina.
Dados muito interessantes sobre whey protein e seu momento de ingestão:


2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia!

Sou educador físico e meu tcc foi justamente sobre whey protein. Na verdade foi um trabalho de revisão aonde compilei o máximo de informações sobre o assunto e cruzei todos os dados que encontrei. A maior parte dos artigos utilizados pelo Rafael eu referenciei em meu trabalho.

O timing de ingestão de whey protein ainda é controvérsio. Conversando com um fisiologista meu amigo, que é o responsável pela fisiologia do time de futebol Cruzeiro de Porto Alegre, debatemos este assunto. Ele me relatou uma sequência de publicações do 2ºsemestre de 2008 e 1º semestre de 2009, em que encontraram um dado bem significativo.

Com o desequilíbiro interno gerado pelo treinamento de força de alta intensidade, a ingestão imediatamente após o treino acarretaria em uma utilização das proteínas para regulação da homeostase corporal. O nível elevado de catecolaminas inibe em parte a utilização das proteínas do whey para a síntese protéica. Resumindo, neste trabalho eles indicaram a ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico imediatamente após o treino, com o objetivo de reduzir o nível de catecolaminas, e sugeriram a ingestão de whey protein 30' após o treino (juntamente com carboidrato). Esta sugestão foi feita por acreditarem que o ambiente interno estaria mais preparado para absorver com mais efetividade as proteínas do whey.

Enfim, mesmo com estas informações ainda tenho as minhas dúvidas. Não tenho estes artigos e nem sei quem são os autores. Posso entrar em contato com ele e pedir para me enviar. Mas é de se pensar, pois faz muito sentido!

Esperto ter contribuído!

Um abraço!

Prof. Frederico Chagas

Maxximum Suplementos disse...

Oi, Frederico. Obrigado pelas considerações, com certeza contribuiu. Eu tinha discutido isso algum tempo atrás com uma endócrino amiga minha. O problema seria a praticidade de vc misturar o whey com a dextrose. Agora, claro, se você puder realizar o protocolo e ver os resultados, seria bom tentar usar primeiro a dextrose e depois de 30 minutos o whey.
Você pode me enviar os artigos para o mail da loja: maxximumsuplementos@gmail.com
Abraço
Rafael Augusto - maxximum suplementos alimentares

Postar um comentário