27/06/2013

Proteínas e emagrecimento

Após a ingestão de proteínas, a hiperaminoacidemia estimula as taxas de síntese proteica muscular. E muito se tem discutido sobre essa estratégia em dietas de restrição calórica, no sentido de conservar a massa muscular. Nesse sentido, Churchward e colaboradores (2013) demonstraram que dietas com 1,8 gramas de proteína/quilo de peso corporal/dia são mais eficientes na manutenção da massa magra (mas não necessariamente na perda de massa gorda) do que as dietas que utilizam 0,8 gramas de proteína/quilo de peso corporal/dia. Nesse sentido, recomenda a utilização de maiores quantidades de proteínas e aminoácidos, que contribuem para um aumento do anabolismo do músculo esquelético, em dietas de restrição calórica mais prolongadas, ainda mais se combinadas com exercícios de força (musculação)

Bons Treinos

Referência:

Churchward-Venne TA, Murphy CH, Longland TM, Phillips SM. Role of protein and amino acids in promoting lean mass accretion with resistance exercise and attenuating lean mass loss during energy deficit in humans. Amino Acids. 2013 May 5. [Epub ahead of print]


25/06/2013

Estudo científico sobre termogênico

Alguns questionam a eficácia dos termogênicos por falta de estudos científicos.
Sem especificar qual termogênico, mas um dos componentes de uma boa parte deles, a iohimbina, já possui uma quantidade razoável de estudos defendendo sua eficácia como auxiliar na queima de gordura. A iohimbina age bloqueando os receptores alfa do tecido adiposo que justamente evita a mobilização de gordura como fonte de energia.
Aqui, um estudo realizado por Hoffman e colaboradores (2009) comprova o efeito de um termogênico da marca VPX (meltdown). Um aumento de 28,9% no consumo de oxigênio de repouso durante 3 horas foi observado, além de um aumento da utilização de gordura como fonte de energia no grupo que utilizou o produto.

Bons treinos!

Referência:
Hoffman JR, Kang J, Ratamess NA, Rashti SL, Tranchina CP, Faigenbaum AD. Thermogenic effect of an acute ingestion of a weight loss supplement. J Int Soc Sports Nutr. 2009 Jan 6;6:1.

18/06/2013

Saiba mais sobre a whey hidrolisada

O proteína do soro do leite é constituinte de todos os tipos de leite, sendo que o leite de vaca apresenta um teor de 6,25% de proteína. Sendo desse total 80% caseína e 20% whey. Por outro lado, o leite materno possui 90% whey e menos de 10% caseína.
Muito se fala atualmente sobre a proteína do soro do leite, mas vamos falar hoje sobre a sua forma hidrolisada.
A whey hidrolisada é uma forma “pré-digerida”, ou seja, pronta para ser absorvida pelo nosso organismo. O intestino não absorve a proteína na sua forma bruta, ela precisa ser quebrada em di e tri-peptídeos através de uma hidrólise enzimática. Dessa forma, a whey hidrolisada é considerada uma das mais anabólicas encontradas porque já está pronta para ser digerida, não sofrendo efeitos negativos durante o processo digestório devido a ação de sucos gástricos.  Logo, 20 gramas de whey hidrolisada, por exemplo, equivale a quase o dobro em biodisponibilidade comparada a uma whey apenas concentrada.
E, por isso, apresenta as seguintes vantagens:

- pico de aminoácidos no sangue de maneira rápida, otimizando a síntese protéica;
- recuperação otimizada;
- melhora do sistema imune pela maior síntese de glutationa;
- aumenta a termogênese;
- contribui para aumentar a lipólise (queima de gordura);
- reduz a fome, devido aos glicomacropeptídeos preservados.

Além disso, uma whey hidrolisada de boa qualidade possui 30 a 50% mais leucina e outros BCAAs em sua composição, otimizando ainda mais a recuperação muscular, postergando a fadiga.
Por isso, avaliem com um profissional suas necessidades proteicas e vejam se podem usufruir dos benefícios de uma whey hidrolisada